Leblon conquista Prêmio de Qualidade da ANTP e está entre as melhores empresas de transportes do País

Companhia de ônibus de Fazenda Rio Grande recebeu novamente uma das premiações mais importantes do setor

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ADAMO BAZANI

Servir com excelência à Excelência! Este espírito que move os trabalhos da Leblon Transporte de Passageiros resultou em mais um fruto.

A empresa que opera entre Fazenda Rio Grande e Curitiba, no Paraná, mais uma vez conquistou o Prêmio ANTP de Qualidade, um dos mais importantes do setor do País, concedido pela Associação Nacional de Transportes Públicos.

A Leblon recebeu o troféu prata.

A premiação ocorre a cada dois anos, período no qual a empresa passa por rigorosas avaliações realizadas por técnicos independentes que levam em conta diversos aspectos como viabilidade financeira, comunicação interna e com a comunidade, satisfação dos funcionários e passageiros, ambiente de trabalho e formas de operação.

Além de ter de responder aos questionamentos da ANTP para alcançar a pontuação exigida pelo órgão, a empresa recebeu auditores que conferiram de perto tudo o que ocorre na garagem a nas operações ao público.
Servir bem à população e reconhecer os funcionários como responsáveis pelas conquistas, não somente do prêmio, mas do dia a dia, é uma das práticas destacadas pelo diretor-presidente da Leblon Transporte de Passageiros, Haroldo Isaak.

“Nosso lema colocado em prática na Leblon é servir com excelência à Excelência. Há um versículo bíblico muito importante que diz que ‘Tudo o que fizerem, façam-no de todo o coração’. E está aí mais um resultado. Agradeço aos colaboradores que não só vestiram a camisa, mas suaram a camisa em prol de um transporte com qualidade” – explicou Haroldo Isaak na cerimônia de premiação que ocorreu no Transamerica Expo Center, na região de Santo Amaro, zona sul da cidade de São Paulo.

A entrega do prêmio foi acompanhada por diretores e coordenadores da Leblon e contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande, Silvestre Savitzki. Para ele, o fato de uma empresa da cidade ter este reconhecimento nacional é um orgulho.

O presidente da ANTP, Ailton Brasilense Pires, destacou que a premiação deste ciclo de 2015 foi especial, já que foi realizada num momento de crise, que também significa momento de oportunidade.

Este é o décimo ciclo do Prêmio ANTP de Qualidade que foi criado em 1995. Muito mais que premiar os bons exemplos, a ANTP tem o objetivo de difundir para todo o setor de transportes ações de qualidade tomadas pelas empresas e, assim, melhorar o dia a dia da população. As empresas avaliadas, além de receberem troféus, ganham um certificado e as análises dos auditores auxiliam para a tomada de mais ações de melhoria.
Em 2013, o Grupo Leblon já havia conquistado o prêmio da ANTP, o que prova que a busca por serviços ainda melhores é constante na empresa.

A Leblon também possui as certificações ISO 9001 (qualidade) e ISS 14001, que são constantemente renovadas. Em 1996, a Leblon foi a primeira empresa paranaense de ônibus urbanos e metropolitanos a conquistar a certificação ISO 9001.

Tanto as certificações como as premiações são frutos de trabalhos contínuos que começam antes mesmo de os ônibus saírem para as ruas.

A preocupação com a qualidade, preservação do meio ambiente, bem estar dos funcionários e com a sociedade é demonstrada com ações práticas.

Para estreitar ainda mais os relacionamentos com a comunidade, a Leblon participa de diversos fóruns visando melhoria da qualidade em Fazenda Rio Grande. Também promove ações sociais que levam esperança e alegria para os que precisam, como o apadrinhamento da CMEI João Francisco Orso, que atende crianças em Fazenda Rio Grande de famílias com renda entre 1 e 5 salários mínimos.

A Leblon também disponibiliza vários canais de comunicação com os passageiros. Além da Central de Atendimento ao Cliente ( 41 -3093-3232 ), a empresa atualiza o site constantemente com novidades sobre as linhas e o setor de transportes e mantém um perfil no Facebook pelo qual o passageiro também pode interagir.
A manutenção dos ônibus é outra preocupação. Toda a vez que voltam das ruas, imediatamente os veículos passam por uma vala de inspeção onde são verificados itens como motor, freios, lanternas e condições internas e externas da carroceria. Há programas de manutenção preventiva, preditiva e corretiva, o que garante mais segurança no trânsito, para os passageiros e funcionários. Até mesmo os pneus são submetidos a cronogramas de manutenção.

A Leblon possui sistemas de reaproveitando de água usada na garagem e de captação de água da chuva para a lavação dos ônibus. Há ainda na garagem um espaço de separação do lixo para reciclagem. Os veículos da Leblon são periodicamente submetidos ao programa Despoluir, da CNT – Confederação Nacional dos Transportes, que mede as emissões de poluentes pelos ônibus. Em todas as verificações, 100% dos veículos receberam aprovação.

Os funcionários da empresa passam por constantes cursos de capacitação profissional, programas motivacionais, de segurança do trabalho e contam com auxílios psicológicos e espirituais com profissionais do setor e pela capelania.

Recentemente, como forma de enfrentar o momento difícil do País que reflete em todos os setores foram necessários ajustes na operação. A Leblon compreende que mudanças geram resistências iniciais, mas a empresa constantemente se esforça para minimizar os efeitos destas mudanças junto aos clientes.

“Com todo o empenho na gestão com qualidade, o maior beneficiário é o passageiro. E é justamente o passageiro a nossa razão” – conclui o diretor-presidente da Leblon, Haroldo Isaak.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes