Servindo com excelência à Excelência.

NOTÍCIAS

Fique por dentro das notícias de Transporte

Dúvidas com o cartão Metrocard?

Algumas dúvidas frequentes e respostas:

Sou morador de Fazenda Rio Grande e uso constantemente apenas os ônibus dentro da cidade, da Viação Nobel. Preciso ter o Cartão Metrocard?

Sim. As linhas da Viação Nobel fazem parte da RIT – Rede Integrada de Transporte. Sendo assim, os ônibus na cidade passam a contar com o novo sistema de bilhetagem eletrônica. Entre as vantagens é que, além de o novo cartão ser mais prático e seguro, pode ser usado tanto nos ônibus da Nobel, dentro da cidade, como nos veículos da Leblon, que vão para Curitiba.

Preciso sair da cidade de Fazenda Rio Grande para fazer o Cartão Metrocard?

Não é necessário. O cadastramento no novo sistema e a impressão dos cartões também serão feitas no Terminal Fazenda Rio Grande. No caso do Cartão Comum Metrocard, basta levar cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Será necessária uma carga mínima de 01 (uma) passagem (R$ 4,30) no momento da aquisição.

Sou empresário/comerciante de Fazenda Rio Grande. Como devo proceder em relação ao Vale-Transporte de meu funcionário?

O procedimento é o mesmo que para as outras cidades da região metropolitana de Curitiba. Os empresários e comerciantes devem cadastrar os funcionários somente pela internet, por meio do site da Metrocard: http://www.cartaometrocard.com.br/ .

O cadastramento e a impressão dos cartões não terão nenhum custo para o empregador. A nova bilhetagem eletrônica foi implantada porque as empresas de ônibus quiseram?

Não. A nova bilhetagem foi implantada depois da separação da gestão dos transportes entre a Urbs (municipais) e a Comec (metropolitanas). A Leblon e a Nobel, assim como as outras empresas da região metropolitana, são apenas operadoras de transportes. O sistema de bilhetagem eletrônica da Metrocard não é exclusivo de Fazenda Rio Grande e pode ser usado em treze cidades da região metropolitana de Curitiba.

O cartão Metrocard vai trazer vantagens para os moradores de Fazenda Rio Grande?

Sim. Ele vai garantir a integração nos terminais e seu uso vai ser mais fácil e prático. O material plástico do cartão é mais resistente. Haverá mais segurança em relação aos créditos de passagens. Se caso houver perda, extravio, furto ou roubo, o cartão pode ser bloqueado pelo passageiro que não perde os créditos. Ainda neste ano, por causa da implantação da nova bilhetagem eletrônica, serão oferecidos serviços gratuitos para os passageiros como um aplicativo de celular pelo qual é possível em tempo real saber da localização dos ônibus e quanto tempo vão demorar para chegar ao ponto.

Quem tiver mais dúvidas pode ligar para a Metrocard, no telefone: 3093-3232